Matsuri Daiko Brasil reunirá 380 artistas tocando taiko no 21º Festival do Japão

Membros estrangeiros e de diversas partes do país farão a maior apresentação de taiko de Okinawa já realizada no ocidente

São Paulo, 02 de julho 2018 – O Ryukyu Koku Matsuri Daiko, grupo de taiko do estilo de Okinawa, em comemoração aos seus 20 anos no Brasil, realizará a maior apresentação de Eisa (Taiko de Okinawa) já vista no ocidente, reunindo cerca de 380 membros no 21º Festival do Japão, dia 21 de julho de 2018.

O 21º Festival do Japão foi escolhido para sediar o show por ser o evento em que foi realizada a primeira apresentação oficial do Matsuri Daiko no Brasil. A apresentação contará com a participação dos membros das cinco filiais de São Paulo e das filiais Campinas, Brasília, Campo Grande, Curitiba e Londrina.

A ocasião ainda contará com a participação especial da filial Argentina, que também completa 20 anos de fundação este ano, reforçando a parceria e união entre os grupos dos dois países.

Com músicas inéditas, tradicionais e modernas, a performance trará um pouco da história cultural do arquipélago de Okinawa e da superação do povo que vivenciou os tempos de guerra, temas em consonância com as festividades de 110 anos de imigração japonesa.
Junto às batidas dos tambores, o grupo também apresentará o Shishimai (Dança do Leão), número realizado por dois artistas na pele de uma das divindades da cultura de Okinawa. De acordo com a crença, além de ser uma atração nos festivais, o Shisá (nome dado ao leão mitológico) é um símbolo de proteção e bons fluídos, limpando as energias negativas de onde ele estiver.

As celebrações dos 20 anos continuarão mesmo após o Festival do Japão. “Assim como nossos amigos argentinos vieram em 2014 comemorar os 15 anos de ambas as filiais no “Chimuchurasa”, que foi um grande espetáculo no Anhembi, nossa intenção é levar cerca de 200 membros brasileiros à Argentina em 2019 para o “Awase”, show de comemoração dos 20 anos das duas filiais latino americanas”, comenta Carolina Takara, presidente do Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil.

A arte e tradição dos tambores okinawanos
O Eisa (pronuncia-se eissá) é um movimento cultural típico da província de Okinawa que, originalmente, foi criado para as festividades do feriado de finados. Diferente do taikô da ilha principal do Japão, utilizado em composições musicais, no Eisa o taikô é utilizado para performances coreografadas, trazendo alegria ao público e, de acordo com as crenças de Okinawa, afastando os maus espíritos.

Serviço:
20/07 – sexta – 12 às 21 horas
21/07 – sábado – 09 às 21 horas
22/07 – domingo – 10 às 18 horas

Sobre o Ryukyu Koku Matsuri Daiko
Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o Eisa como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo mescla músicas tradicionais e ritmos contemporâneos. Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Além do Japão e Brasil, o grupo possui filiais em diversos outros países: Argentina, Peru, Bolívia, México e Estados Unidos.

A filial brasileira, fundada pelo professor Naohide Urasaki (In memoriam), em 1998, também exerce o papel de sua matriz. Atualmente, o Brasil conta com mais de 600 membros, distribuídos em 10 filiais: Vila Carrão, Liberdade, Casa Verde, Ipiranga, Guarulhos e Campinas, no Estado de São Paulo; e quatro filiais em outros Estados — Campo Grande/MS, Brasília/DF, Curitiba/PR e Londrina/PR.

Últimas Notícias

1972
19.07.2018

21º Festival do Japão: Ajinomoto do Brasil leva mascote AjiPanda® e destaca variedade de produtos

1969
19.07.2018

Hospital Santa Cruz apresenta 6 pilares de prevenção e cuidado com a saúde, exames assistenciais e inovações tecnológicas no 21º Festival do Japão

1966

outras informações

seja um voluntário

Faça seu cadastro para ser voluntário no 21º FESTIVAL DO JAPÃO, que será realizado pelo KENREN nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2018, no São Paulo Expo!

Saiba Mais


2016 - Todos os direitos Reservados